A estimulação psicomotora no Berçário e na Educação Infantil
A estimulação psicomotora no Berçário e na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento global das crianças. O bebê conhece o mundo através de suas percepções e movimentos e, progressivamente, vai aperfeiçoando esses movimentos e adquirindo habilidades, passando de um estágio de sensações à construção de uma vida psíquica elaborada.
Nesta fase o bebê manifesta suas emoções através de movimentos, mímicos, códigos, visuais e sinais, que os pais e profissionais terão que aprender a reconhecer para poderem se relacionar com o bebê.
De 0 a 1 ano e três meses o bebê passa por diversas transformações motoras, que o preparam para obter uma boa postura e sustentação durante a marcha.
Com isso, a prática da estimulação psicomotora, dos cuidados e das experiências interativas, intencionalmente produzidas e intermediadas pelos responsáveis e escolas, tem grande importância nos vínculos afetivos e no amadurecimento neuropsicomotor do bebê no futuro.
Toda experiência precoce é fundamental para a criação de uma base psicomotora, onde ele desenvolve sua independência, autonomia e maturidade sócio-emocional.
Portanto, na Escola e Berçário Baby Place organizamos uma rotina de atividades, que incentivam o aspecto motor, cognitivo, afetivo e social, baseadas em nossa experiência cotidiana, que mostra que um bebê estimulado de forma consciente e adequada se adapta com maior facilidade ao contexto escolar.
Algumas atividades diárias que desenvolvemos são:
v Estímulos musicais;